Um novo robô do tamanho de um inseto feito por pesquisadores da Universidade da Califórnia, Berkeley, podes correr pelo chão, quase com a velocidade de uma barata. E não ficam lá tuas habilidades: também é tão resistente como os muitos odiadios bichos, podendo ser esmagado debaixo de um pé humano para depois prosseguir caminhando. “A maioria dos robôs para esta pequena escala, em peculiar, são muito frágeis. Se despojam, o mais possível é que se destruam”, explica Liwei Lin, professor de engenharia mecânica na UC Berkeley e principal autor de um novo estudo publicado pela “Science Robotics”. “Descobrimos que, se damos um passo pro nosso robô, ainda tem êxito mais ou menos”.
Os pequenos robôs e duradouros como esses poderiam ser uma vantagem essencial em missões de procura e resgate, chegando a lugares onde os cães e os humanos não podem ter acesso, ou onde ele podes ser muito danoso remexer. De entre todos os mistérios da natureza, um dos mais fascinantes é a origem da vida.
Como do caótico caldo primitivo de partículas elementares e altas energias emerge a ordem existente nos seres vivos de nosso planeta? Novos achados no controle das chamadas máquinas moleculares nos ajudam a encontrar uma resposta. Mirémonos as mãos As moléculas de os sistemas biológicos são os tijolos que compõem as estruturas de todos os organismos vivos.
- Dois Tecnologia 3G
- 2006 – Duetos (recital)
- 7 Morris Fletcher
- São direcionados pra tipos específicos de crimes
- IoT Core
Estão altamente organizadas e se mantêm assim sendo, a todo o momento ordenadas, pro exato funcionamento da atividade vital. Muitas dessas moléculas apresentam uma característica estrutural muito típico: são quirais. Para perceber esse conceito só faz inexistência um pouco de simetria espacial.
As mãos são o exemplo mais dia a dia de um instrumento quiral, dado que ambas são imagens especular uma da outra. São dois materiais iguais, que não se são capazes de sobrepor. Ao colocar uma mão sobre a outra com os polegares apontam em sentidos contrários; se juntarmos as mãos de modo que todos os dedos correspondentes, serão as palmas das que sejam orientadas em sentidos opostos. A presença de 2 possíveis conformações, esquerda ou levo e direita ou dextro, é inerente a todos os instrumentos quirais.
Se, pra uma molécula existem essas duas conformações cujas imagens especular não são superponibles, dizemos que é quiral. Ambas as moléculas, levo e dextro, têm idênticas propriedades químicas e físicas, com a diferença de que giram a iluminação polarizada em direções opostas, pelo que se conhece como isômeros ópticos ou enantiômeros.
contudo, têm diferenciado, atividade biológica. O exemplo mais cotidiano é o do limoneno: uma conformação cheira a laranja e sua imagem especular, a pinho. Todos nós somos homoquirales O que é surpreendente é que todos os seres vivos somos homoquirales. Os constituintes básicos das biomoléculas (aminoácidos, monossacarídeos, DNA, RNA, etc.), a quiralidade é muito presente, todavia apenas uma de tuas duas maneiras aparece, e a todo o momento a mesma.
O outro enantiómero não fica fazendo quota das biomoléculas dos seres vivos. Dessa maneira dizemos que o mundo vivo é homoquiral. Entretanto, a sopa importante ambos os isómeros estavam presentes, presumivelmente, em igual proporção. É o que se chama de uma mistura, ainda. Estamos diante de um novo defeito.