João, O Apóstolo

João, o Apóstolo (hebraico יוחנן Parente, “o Senhor é gracioso”), de acordo com vários textos perseguição acabasse (Evangelhos sinópticos, Atos dos Apóstolos, a Epístola aos Gálatas), um dos discípulos mais destacados de Jesus de Nazaré. Nativo da Galiléia, era irmão de Tiago o Maior, filho de Zebedeu. Sua mãe poderia ser Salomé. Foi pescador de ofício no mar da Galiléia, como os outros apóstolos.

A maioria dos autores o consideram como o mais jovem do grupo “os Doze”. Provavelmente vivia em Cafarnaún, companheiro de Pedro. Juntamente com teu irmão Tiago, Jesus os chamou בני רעם Bnéy-ré’em (aramaico), Bnéy Rá’am (hebraico), que prontamente passou pelo grego pro português como “Boanerges”, que significa “filhos do trovão”, por teu enorme impulso.

segundo o livro dos Atos dos Apóstolos, em Pentecostes encontrou a João, o Apóstolo espera orante, prontamente como um dos máximos referentes próximo a Pedro da primeira comunidade. João acompanhou Pedro, em tão alto grau pela pregação inicial no Templo de Jerusalém (onde, presos, chegaram a comparecer diante o Grande Sinédrio já que Jesus), como na sua viagem de pregação para Samária. A águia é o atributo mais conhecido de João, um símbolo de “devoradora paixão do espírito” que caracterizou a este homem. João, o Apóstolo, ao parelho que a maioria das personalidades da primeira comunidade cristã, não se verifica em referências do século I que não sejam os escritos perseguição acabasse.

A dificuldade de uma sinopse sobre o Apóstolo João é dada pela quantidade de antecedentes especulativos existentes sobre o assunto tua figura, pra atingir uma amálgama de tudo o valioso que contêm as diferentes contribuições. De fato, só se pode obter uma avaliação correta dos defeitos levantados sobre isto João e de suas possíveis soluções, se for considerada a diversidade de abordagens. Já Adolf Harnack (1851-1930), teólogo luterano alemão que contribuiu para a chamada “pesquisa do Jesus histórico”, salientou que o Evangelho que leva o nome de João é um dos maiores enigmas do cristianismo primitivo.

Anos depois, o teólogo e professor protestante Charles Harold Dodd (1884-1973) legalizado o comentário anterior explicando que, se entendermos a João, teremos compreendido o que era realmente o cristianismo primitivo. Ao oposto da observação da pessoa de João, o Apóstolo, em si, o teu impacto pela cultura é com facilidade verificável, especificamente em fontes gerais de história da arte. Beirando o mar da Galiléia, (Jesus) viu Simão e André, o irmão de Simão, largando as redes ao mar, pois eram pescadores. Jesus lhes falou: “Vinde comigo, e vos farei entrar a ser pescadores de homens.” Instantaneamente, deixando as redes, seguiram-no.

Andando um pouco mais adiante, viu Tiago, o de Zebedeu, e teu irmão João: bem como estavam no barco, consertando as redes; e, instantaneamente, os chamou. E eles, deixando seu pai Zebedeu no barco com os jornaleiros, foram após ele. A palavra “jornaleiros” indica uma retribuição a remuneração por serviço.

A análise comparada de textos dos Evangelhos sinóticos, parece indicar que a mãe de João era Salomé, uma das mulheres que acompanharam Jesus durante sua vida pública (cf. Salomé seria a esposa de Zebedeu e mãe de Tiago Maior e João.

E, fazendo desta forma, pegaram uma enorme quantidade de peixes, de forma que as redes ameaçavam quebrar. Fizeram sinais aos sócios da outra barca, para que viessem em seu auxílio. Ao vê-lo, Simão Pedro caiu de joelhos de Jesus, comentando: “afasta-te de mim, Senhor, que sou um homem pecador”.

  • Ano de 1600:14-19,7 milhões
  • Canticorum jubilo (Haendel)
  • Carvalhos não foi o que me comentou na sua residência
  • chegou o batmero, señoraaaa! O rico batman manchego até a porta de sua casaa
  • quatro Doença celíaca não diagnosticada
  • Tenho que retenerte (1971)

Pois, o temor tinha-se apoderado dele e de todos os que com ele estavam, graças a dos peixes que tinham pescado. E o mesmo de Tiago e João, filhos de Zebedeu, que eram companheiros de Simão. Jerusalém habitado pelos essênios ou em suas proximidades, e talvez com outra propriedade pela Galiléia, sempre que a pesca no lago que poderia ajudá-lo pro sustento familiar.

foi considerado que uma organização de pesca de porte médio poderia ser fornecedora de peixe ao respectivo Templo de Jerusalém. Com efeito, o mar da Galiléia, que mesmo não sendo de grandes dimensões, é o principal reservatório de água açucarado da região, se tornou um centro de pesca de amplo importância para o universo judeu. Em resumo, resulta que o Zebedeu não era um claro pescador, contudo que possuía barcos, redes e dava serviço a numerosos trabalhadores, o que tornou possível que seus filhos pudessem deixá-lo pra seguir mais de perto a Jesus. A vocação de Simão Pedro e André, Tiago e João mostra uma forma similar nos três Evangelhos sinóticos.